Este verão o calor estava difícil de chegar, mas quando chegou, chegou em força!

E se o sol e o calor fazem as maravilhas de todos os veraneantes, fazem também "a vida negra" a quem corre. 

Deixamo-vos 5 dicas essenciais para os vossos treinos e corridas em dias de maior calor:

1 - Horário/ Local - Em dias de maior calor convém repensar as horas de treino. Devem dar preferência a treinos antes das 11h00 ou depois das 18h00, para fugirem à onda de calor. Importante também reverem o percurso, de forma a escolherem caminhos com sombras e, de preferência, com pontos de água. Evitem correr por locais muito isolados. Azares acontecem e se algum dia tiverem a pouca sorte de se sentir mal, é preferível estar num local onde passa muita gente e possam facilmente pedir ajuda.


2- Protecção Solar - Não é só quando vão à praia que devem proteger a pele do sol. A protecção solar deve ser um hábito diário. Quem corre está constantemente exposto ao sol e sujeito a queimaduras desnecessárias. A aplicação deve ser feita antes de começarem o treino e devem dar especial atenção à cara, braços, ombros e costas/peito caso corram de top. Hoje em dia já há muitas marcas de protectores solares com linhas especificas para desportistas que podem ser aplicados na cara sem o risco de escorrer e arder nos olhos. É o caso do Fotoprotector Fusion Gel da ISDIN 50+, que para além de ser de absorção imediata, não deixar a pele branca ou oleosa, pode ser aplicado em pele molhada o que facilita, caso precisem de reforçar a aplicação durante o treino.


3- Hidratação - ÁGUA! A ingestão de 1,5L de água por dia é o mínimo essencial. Em dias de treino ou provas, devem ter a preocupação de beber água antes, durante e depois de correr. Para quem leva a garrafa de água consigo durante o treino/prova há um truque que pode ser bastante útil nos dias quentes. Experimentem congelar uma garrafa meio cheia de água e antes de sair de casa encham o resto da garrafa com água gelada. Assim, mesmo com calor, a vossa água vai manter-se fresca por mais tempo. O mesmo truque também se aplica na preparação da vossa bebida isotónica, que ajuda na reposição de sais minerais e dá energia, como é o caso da Energy Iso Carb da Prozis e que é uma mais valia o caso de treinos longos ou provas como uma Maratona ou Meia Maratona.


4- Equipamento - Escolham roupas leves, claras e transpiráveis para se manterem frescos e evitar que o suor seja absorvido pela roupa e vos pese no corpo. Boné e óculos de sol são dois acessórios que devem contemplar e que vos vão proteger tanto dos raios solares como do vento e das poeiras que andam no ar. É importante que escolham uns óculos com protecção UV para vos proteger das agressões dos raios solares. Já há no mercado uma grande oferta de óculos para desportistas, alguns que até permitem a troca de lentes de acordo com o nível de exposição solar e são desenhados com formas ergonómicas que se adaptam ao rosto e impedem que o suor escorra para os olhos, como por exemplo os adidas adivista.



5- Alimentação - A alimentação de um desportista pode ter características especificas, mas acima de tudo deverá ser saudável e equilibrada. Em dias quentes, devem dar prioridade a alimentos frescos e ricos em água, como a fruta (melancia, melão) e legumes frescos coloridos. Evitem refeições "pesadas", de digestão prolongada, para não sentirem desconforto nem indisposições durante o treino/corrida.