Quem corre provas longas tem por hábito consumir géis energéticos. Quem se está a iniciar nas longas distâncias e ainda não sabe bem para que serve ou quando deve tomar um gel, nós explicamos.

O gel energético é uma fonte de energia rápida, fácil de ingerir quando estamos em movimento. Basicamente são uma mistura de água, hidratos de carbono simples e complexos, dando mais energia (calorias) do que as bebidas desportivas e são mais fáceis de digerir do que os alimentos sólidos. 

Devem de ser consumidos a cada 30 a 45 minutos de treino intenso e ajudam a retardar a fadiga muscular, elevar o nível de açúcar no sangue e melhorar o desempenho.

Alguns corredores dizem sentir um impulso psicológico após cinco minutos depois de consumir o gel.

É importante que o atleta teste os géis que vai usar numa prova durante os treinos longos que faz, para se habituar ao sabor, resultados energéticos, necessidade de beber água e principalmente a forma de abrir a embalagem e a sua ingestão. Alguns géis podem provocar desconforto intestinal e por isso não é recomendável consumir géis desconhecidos em dias de prova. 

Procurem saber se preferem gel com ou sem cafeína. A cafeína pode melhorar o desempenho na resistência, mas alguns estudos indicam que pode causar a desidratação. Convém testar os dois tipos para perceber o que preferem.

Nos Treinos Longos Correr Lisboa temos disponíveis para teste os géis energéticos da Prozis, com e sem cafeína, em diferentes sabores (limão, piña colada e laranja) e tamanhos (25gr e 50gr* novidade).

No site da Prozis encontram uma enorme oferta de géis energéticos. Vejam aqui. Sempre que fizerem compras na Prozis usem o código CORRERLISBOA. Para além dos 10% de desconto, recebem também ofertas exclusivas. 

Até ao final de Agosto, o Correr Lisboa tem as seguintes ofertas para vocês: